terça-feira, 22 de dezembro de 2009


    FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS!


       NAEND'A estará realizando na manhã desta quarta-feira o Festival de Artes Integradas do Projovem Adolescente de Petrolina-PE.Esse Festival será a culminância dos trabalhos que foram desenvolvidos pelo facilitadores,orientadores e coordenação pedagógica do projeto durante o segundo semestre desse ano.As atividades estão programadas pra serem iniciadas a partir das nove horas da manhã.
     Serão exibidos videos e documentários,programas de rádio e distribuição de franzine, além de apresentações culturais no teatro do SESC.Todos os trabalhos que serão apresentados amanhã pra toda a comunidade petrolinense,foram produzidos pelos jovens em suas comunidades.
    Esse ciclo deste semestre que estará se encerrando amanhã com a realização do festival,foi focado na discussão da incerssão do jovem no mundo do trabalho,muitos dos trabalhos que serão apresentados trarão um aprofundamento dessa discussão,então vale a pena conferir.

Júnior Barbosa

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


Vivendo e Aprendendo.

O NAEND’A realizou durante a semana passada o Projeto Vivendo e Aprendendo em Parceria com a Via Press - Empresa responsável pelas ações Sócio educativas do PAC aqui em Juazeiro.As atividades aconteceram no Colégio Municipal Profª. Guiomar Lustosa Rodrigues,no bairro Kidé.
Diferentemente do habitual, o publico atendido por esse projeto foram os jovens e adultos que fazem o EJA na escola e os pais dos arteducandos do NAEND’A . Maria do Carmo, Pedagoga do NAEND’A que facilitou as atividades destacou a importância da entidade está discutindo com os pais e demais responsáveis das crianças e adolescentes”Essa é uma das formas da gente está dando mais uma contribuição pra comunidade que tão bem nos acolheu desde o inicio de nossos trabalhos, a seis anos atrás”concluiu Maria do Carmo.
As atividades foram divididas em vários momentos, palestras, exibição de filmes e debates dos temas abordados nos filmes que traziam reflexões do cotidiano e da realidade das famílias de comunidades periféricas como o Kidé.Todas as palestras e debates focavam a participação de cada um de nós pra construção de um mundo melhor pras futuras gerações,diferente do atual que é injusto desigual.

Júnior Barbosa

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FESTIVAL DE ARTE EDUCAÇÂO NEGO D'ÁGUA.


Em comemoração ao dia da Consciência Negra o NAEND’A realizou na sexta feira dia 20 de novembro o Festival de Arte Educação Nego D’Água na quadra poli esportiva do bairro Kidé. O festival foi o encerramento das oficinas do projeto de Arte Educação Nego D’Água e contou com participação musical de Apocalipse Reggae e Ras Bernardo,que foi o primeiro vocalista da Banda Cidade Negra.
O resultado das oito oficinas foram todas atribuídas e apresentadas em um só espetáculo, que teve inicio com a declamação de um poema por uma criança, a percussão e teatro faziam intervenções em diversos momentos para facilitar a entrada e seqüência do espetáculo pelas outras oficinas, capoeira, dança afro, samba de veio, maculelê, hip hop e reggae. Apos o termino do grande espetáculo veio Apocalipse reggae cantar e Ras Bernardo para fechar o festival com chave de ouro e animando o publico com suas canções inéditas, mas o que a multidão queria ouvir mesmo de Ras era a musica “Falar a Verdade “que em um dos seus trechos tem a seguinte citação, Ei estamos ai ( pro que der e vier).tanto ras quanto a galera gostou da alusão que fez e todo mundo foi ao delírio.
Dado o fim do espetáculo e conseqüentemente do projeto que teve duração apenas de um mês, vimos que muitos conhecimentos foram adquiridos pelos arte educandos, além da oficina artístico cultural, podemos observar que os temas discutidos nas oficinas formam bem absorvido pelos jovens. Deu pra perceber isso também na Semana da Consciência Negra, na qual os jovens apresentaram-se pra sua comunidade e ampliaram o debate acerca da necessidade de começarmos a refletir todos os dias a respeito das inúmeras questões de resistência em que nós enquanto povo negro estamos envolvidos e precisamos começar a buscar mecanismos para mudar a realidade, e o NAEND’A que já faz essa discussão a muito tempo, sobre a igualdade racial e busca do reconhecimento de nos negros na nossa sociedade que e altamente preconceituosa por falta de conhecimento de sua própia história.

Júnior Barbosa.