terça-feira, 3 de novembro de 2009


A Resistência Povo Negro no Brasil.


No próximo sábado dia sete de novembro o NAEND’A - Núcleo de Arte Educação Nego D’Água, estará realizando um seminário com a seguinte temática. “A Resistência do povo Negro no Brasil”. Esse seminário é uma das atividades do projeto de Arte Educação Nego D’Água que teve inicio no ultimo dia 19 de outubro nos bairros: Malhada da Areia, João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro e Kidé, nesses bairros estão acontecendo oficinas de Capoeira, Teatro,Dança Afro.Percussão,Samba de Veio,Hip-Hop e Reggae.
No dia 22 de outubro o Projeto foi Apresentado a imprensa e autoridades,o lançamento aconteceu no terreiro Ilê Axé Omi Kaiodé no bairro Palmares. Esse que está sendo realizado pelo NAEND’A em parceria com Secretaria de Promoção Igualdade do Governo do Estado da Bahia,SEDIS –Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Juazeiro,com apoio da SECETLA- Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,Centro de Cultura João Gilberto,Associação Raízes,Gráfica Franciscana,Qu4tro Cores Publicidade,Gráfica Obelisco e Terreiro Ilê Axé Omi Kaiodé .
O seminário que trará o tema: A RESISTÊNCIA DO POVO NEGRO e aprofundará as discussões com sub temas que já estão sendo abordados nas oficinas, que são : A Falsa Liberdade-Abolição da Escravatura,História Lideranças Femininas Negras, África Pré Colonial, Religiosidade de Matriz Africana,Manifestações Culturais,Políticas de Reparação,Trafico Negreiro e Mecanismos de Resistência.O publico alvo do seminário serão os jovens que estão participando da oficinas,os oficineiros,além dos professores da rede publica municipal e a sociedade em geral.
As atividades estão previstas oras começar a partir das oito horas da manhã,com a explanação da palestrante Eliane Boa Morte do Carmo,que é mestranda em educação,dez horas começarão os trabalhos de grupos que discutirão os sub temas já pré definidos,meio dia terá o almoço,duas horas retornam pra fazer as exposições de relatos das discussões nas oficinas e por ultimo a sistematização na plenária.
Júnior Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário