Nosso blog é um espaço aberto e democratico,no qual publicamos nossas atividades ou atividades das quais somos convidados a participar.Sempre queremos lhe ouvir, porque entendemos que para termos um mundo mas justo e igualitário,diferente do mundo de hoje que é injusto e desigual.Entedemos que através da arte educação podemos alcançar a tão sonhada trasformação social.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
NAEND'A estará realizando na manhã desta quarta-feira o Festival de Artes Integradas do Projovem Adolescente de Petrolina-PE.Esse Festival será a culminância dos trabalhos que foram desenvolvidos pelo facilitadores,orientadores e coordenação pedagógica do projeto durante o segundo semestre desse ano.As atividades estão programadas pra serem iniciadas a partir das nove horas da manhã.
Serão exibidos videos e documentários,programas de rádio e distribuição de franzine, além de apresentações culturais no teatro do SESC.Todos os trabalhos que serão apresentados amanhã pra toda a comunidade petrolinense,foram produzidos pelos jovens em suas comunidades.
Esse ciclo deste semestre que estará se encerrando amanhã com a realização do festival,foi focado na discussão da incerssão do jovem no mundo do trabalho,muitos dos trabalhos que serão apresentados trarão um aprofundamento dessa discussão,então vale a pena conferir.
Júnior Barbosa
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
O NAEND’A realizou durante a semana passada o Projeto Vivendo e Aprendendo em Parceria com a Via Press - Empresa responsável pelas ações Sócio educativas do PAC aqui em Juazeiro.As atividades aconteceram no Colégio Municipal Profª. Guiomar Lustosa Rodrigues,no bairro Kidé.
Diferentemente do habitual, o publico atendido por esse projeto foram os jovens e adultos que fazem o EJA na escola e os pais dos arteducandos do NAEND’A . Maria do Carmo, Pedagoga do NAEND’A que facilitou as atividades destacou a importância da entidade está discutindo com os pais e demais responsáveis das crianças e adolescentes”Essa é uma das formas da gente está dando mais uma contribuição pra comunidade que tão bem nos acolheu desde o inicio de nossos trabalhos, a seis anos atrás”concluiu Maria do Carmo.
As atividades foram divididas em vários momentos, palestras, exibição de filmes e debates dos temas abordados nos filmes que traziam reflexões do cotidiano e da realidade das famílias de comunidades periféricas como o Kidé.Todas as palestras e debates focavam a participação de cada um de nós pra construção de um mundo melhor pras futuras gerações,diferente do atual que é injusto desigual.
Júnior Barbosa
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
FESTIVAL DE ARTE EDUCAÇÂO NEGO D'ÁGUA.
O resultado das oito oficinas foram todas atribuídas e apresentadas em um só espetáculo, que teve inicio com a declamação de um poema por uma criança, a percussão e teatro faziam intervenções em diversos momentos para facilitar a entrada e seqüência do espetáculo pelas outras oficinas, capoeira, dança afro, samba de veio, maculelê, hip hop e reggae. Apos o termino do grande espetáculo veio Apocalipse reggae cantar e Ras Bernardo para fechar o festival com chave de ouro e animando o publico com suas canções inéditas, mas o que a multidão queria ouvir mesmo de Ras era a musica “Falar a Verdade “que em um dos seus trechos tem a seguinte citação, Ei estamos ai ( pro que der e vier).tanto ras quanto a galera gostou da alusão que fez e todo mundo foi ao delírio.
Dado o fim do espetáculo e conseqüentemente do projeto que teve duração apenas de um mês, vimos que muitos conhecimentos foram adquiridos pelos arte educandos, além da oficina artístico cultural, podemos observar que os temas discutidos nas oficinas formam bem absorvido pelos jovens. Deu pra perceber isso também na Semana da Consciência Negra, na qual os jovens apresentaram-se pra sua comunidade e ampliaram o debate acerca da necessidade de começarmos a refletir todos os dias a respeito das inúmeras questões de resistência em que nós enquanto povo negro estamos envolvidos e precisamos começar a buscar mecanismos para mudar a realidade, e o NAEND’A que já faz essa discussão a muito tempo, sobre a igualdade racial e busca do reconhecimento de nos negros na nossa sociedade que e altamente preconceituosa por falta de conhecimento de sua própia história.
Júnior Barbosa.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Fazendo parte da programação do projeto de Arte Educação Nego D’Água, que estva sendo desenvolvido pelo NAEND’A - Núcleo de Arte Educação Nego D’ Água desde o dia 19 de outubro, em parceria com a SEDIS-Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro e SEPROMI-Secretária de Promoção e Igualdade do estado da Bahia com o apoio da SECETLA- Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Juazeiro,Quatro Cores Publicidade,Gráfica Obelisco, Associação Raízes, e Terreiro Ylê Axé Omi Kaiodé.O NAEND’A realizou de 16 a 19 de novembro a semana da Consciência Negra .
As atividades da Semana da Consciência Negra aconteceram em escolas das cinco comunidades onde estavam sendo desenvolvidas as oficinas de Teatro, Dança e Percurssão (bairro Kidé) Hip Hop e Reggae (João Paulo II) Capoeira (Itaberaba) Maculelê (Tabuleiro) e Samba de Veio na Vila do Rodeadouro. Essas comunidades poderam ver o resultado dos trabalhos assistindo as apresentações dos jovens, filmes e palestras que focaram a temática do projeto que foi “A resistência do Povo Negro Brasil” a abordava outros temas como: Mecanismos de Resistência, Religiosidade de Matriz Africana, Histórias de Lideranças Femininas Negras, Políticas de Reparação, Trafico Negreiro e a Falsa Liberdade, África Pré Colonial e Manifestações Culturais.
Marcio Ângelo Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto um dos parceiros do projeto foi convidado para fazer algumas palestras nas comunidades. Em umas das oportunidades Marcio destacou a necessidade de nos nós reconhecermos enquanto negro no nosso pais que é o segundo no mundo em numero de negros atrás somente da Nigéria que fica no continente africano,nós ainda temos Salvador como a capital com maior numero de negros no mundo.Mas só o reconhecimento não basta, nós enquanto maioria desse pais devemos reivindicar nossa inserção como cidadão de direito na sociedade brasileira que precisa fazer uma política de reparação diferencia para nós negros que fomos escravizados por mais de trezentos anos e submetidos a castigos e aberrações praticadas por brancos e estrangeiros.
Júnior Barbosa.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
No próximo sábado dia sete de novembro o NAEND’A - Núcleo de Arte Educação Nego D’Água, estará realizando um seminário com a seguinte temática. “A Resistência do povo Negro no Brasil”. Esse seminário é uma das atividades do projeto de Arte Educação Nego D’Água que teve inicio no ultimo dia 19 de outubro nos bairros: Malhada da Areia, João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro e Kidé, nesses bairros estão acontecendo oficinas de Capoeira, Teatro,Dança Afro.Percussão,Samba de Veio,Hip-Hop e Reggae.
No dia 22 de outubro o Projeto foi Apresentado a imprensa e autoridades,o lançamento aconteceu no terreiro Ilê Axé Omi Kaiodé no bairro Palmares. Esse que está sendo realizado pelo NAEND’A em parceria com Secretaria de Promoção Igualdade do Governo do Estado da Bahia,SEDIS –Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Juazeiro,com apoio da SECETLA- Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,Centro de Cultura João Gilberto,Associação Raízes,Gráfica Franciscana,Qu4tro Cores Publicidade,Gráfica Obelisco e Terreiro Ilê Axé Omi Kaiodé .
O seminário que trará o tema: A RESISTÊNCIA DO POVO NEGRO e aprofundará as discussões com sub temas que já estão sendo abordados nas oficinas, que são : A Falsa Liberdade-Abolição da Escravatura,História Lideranças Femininas Negras, África Pré Colonial, Religiosidade de Matriz Africana,Manifestações Culturais,Políticas de Reparação,Trafico Negreiro e Mecanismos de Resistência.O publico alvo do seminário serão os jovens que estão participando da oficinas,os oficineiros,além dos professores da rede publica municipal e a sociedade em geral.
As atividades estão previstas oras começar a partir das oito horas da manhã,com a explanação da palestrante Eliane Boa Morte do Carmo,que é mestranda em educação,dez horas começarão os trabalhos de grupos que discutirão os sub temas já pré definidos,meio dia terá o almoço,duas horas retornam pra fazer as exposições de relatos das discussões nas oficinas e por ultimo a sistematização na plenária.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
II MOSTRA CULTURAL.
O Núcleo de comunicação do NAEND'A também vai participar concorrendo nas modalidades de fotografia e video.Além dessas linguagens artisticas teremos também, teatro,cordel,musica,conto,poesia,pintura e escultura.
Júnior Barbosa
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
MANHÃ DE INTERAÇÃO!!!
Na manhã do ultimo dia vinte e sete de agosto, o grupo de percussão do NAEND’A, Kidé Fala Aê participou de uma atividade recreativa do CAPS ad-Centro de Atendimento Psicossocial a usuários de álcool e drogas,a atividade foi realizada no SINSERP,que fica localizado no bairro Jardim vitória aqui em juazeiro.
Quando as atividades foram iniciadas já passava de nove horas.Primeiro aconteceu uma partida amistosa de futebol socayt entre os pacientes do CAPS ad e os meninos da percussão,os meninos da percussão levaram a melhor, acabaram vencendo por dez a seis. Após a divertida partida de futebol, todos puderam se descontrair dançando e cantando no swing do Kidé Fala Aê,todos se soltaram botando pra fora um gingado,mesmo que improvisado.Depois do almoço cegou um momento tão esperando,pois agora todos iam se deliciar com uma autêntico baião-de-dois preparado pela equipe do CAPS ad.
Para Juliene de Lima enfermeira coordenadora do CAPS ad ,essa manhã de descontração propiciada aos pacientes,foi diferente,porque eles puderam interagir com outras pessoas (meninos da percussão) ,o simples fato de a atividade ser realizada fora do centro de recuperação, já é bastante positivo,pois em outro espaço eles se sentem mais livres.
Júnior Barbosa
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
CORTEJO CULTURAL.
O cortejo teve inicio as 16h00min horas saindo do shopping Água Center na Avenida Adolfo Viana, e teve sua parada final na praça da Misericórdia, onde de fato aconteceram as apresentações de cada oficina, tanto das coordenadas pelo NAEND’A nos bairros São Geraldo, Tabuleiro, João Paulo II e Quidé como também das que estavam acontecendo paralelamente nos demais bairros, como por exemplo: Pedra do Lord e Jardim Vitória. Os bonecões da Companhia de Bonecões Nego D’Água fizeram a alegria do publico durante o cortejo, quando já estavam concentrados na praça da Misericórdia tiveram um momento pra fazer uma breve encenação que foi bem descontraída, porque houve uma interação com o publico .
Já passavam das 20:00horas quando todas as apresentações haviam terminado,mas o publico presente ainda pode dançar um bom forró pé de serra, cantado por Flavio Baião.Esse trabalho realizado pelo NAEND’A em parceria com a VIA PRESS que durou mais de 03 meses foi concretizado com essa ultima atividade que foi o cortejo cultural,sendo que todas as expectativas previstas no contrato foram cumpridas,e essas crianças,adolescentes e jovens contemplados pela oficina assimilaram muito bem que os arte educadores trabalharam na sala de aula,tanto é que o cortejo foi um sucesso.
JÙNIOR BARBOSA
OFICINA DE CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECÕES
A realização da oficina deu-se graça a parceria do NAEND’A-Nucleo de Arte Educação Nego D’Água com o Centro de Cultura João Gilberto e SEDIS-Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social da prefeitura municipal de Juazeiro.
Adegivaldo Mota da Silva,coordenador geral do NAEND’A,avalia essa oficina como uma possibilidade real de sustentabilidade para os aprendizes e futuros oficineiros e manipuladores de bonecões,quando perguntado sobre em maioria das vagas serem preenchidas pelos jovens da comunidade, Adegivaldo relatou o seguinte, “de inicio já é um resultado muito positivo,pois sabemos que esses jovens têm poucas oportunidades de se profissionalizarem para poderem ingressar no mercado de trabalho, que já é bastante competitivo para quem tem alguma especialização, e nossos jovens estão sendo contemplados com algo que muito nova pra nossa região,acredito que esses bonecões que saíram daqui terão uma boa aceitação no mercado,e com isso teremos jovens trabalhando e com o dinheiro adquirido nesse trabalho poderão investir em projetos pessoais”.
JÚNIOR BARBOSA
terça-feira, 11 de agosto de 2009
II FESTIVAL DE ARTE EDUCAÇÃO DO PROJOVEM
Esse festival teve como objetivo integrar ações, compartilhar experiências, compreender o outro, juntar vivências, misturar informações, conhecimentos, afetividade e sonhos. E é nesse momento que conseguimos perceber todo o processo de desenvolvimento das atividades.
A realização deu-se por conta do empenho de uma equipe desde coordenadores, orientadores, facilitadores e por todos os jovens que foram agentes protagonizadores, que com sua participação individual ou coletiva abrilhantaram o evento. O festival que teve inicio as 16:00 horas teve termino depois das 21:00,com todas as apresentações previstas no cronograma realizadas .
JÚNIOR BARBOSA
terça-feira, 21 de julho de 2009
I CONFERÊNCIA DO PROJOVEM ADOLESCENTE
Sábado dia 11 de julho aconteceu no campus da FFPP-Faculdade de formação de Professores de Petrolina a I conferência de juventude do município de Petrolina-Pe, essa conferência contou com a participação dos jovens ativamente, pois teve a idealização e realização dos mesmos, todos os temas debatidos foram escolhidos nas pré-conferêcias que aconteceram no mês de junho.Os dez temas trabalhados em grupos pelos palestrantes foram: violência domestica-Socorro Lacerda, Menor idade penal-Cixstos Filho, Abuso Sexual-Rosiana, Drogas - Vagner Miranda, Lixo - Maria Adrian de Menezes, Infraestrutura-Ednaldo Lima, Mundo do Trabalho - Gilmar Santos, Cultura, Espaço e Lazer - Marcio Ângelo, Participação Política - Antônio Carvalho e Sexualidade e Gravidez na Adolescência com Jayce.
A mediação da mesa ficou por conta das adolescentes Jéssica Maria da Silva, que falou sobre Direitos Humanos e Luana Stefani, ambas do coletivo do João de Deus, Risolândia Galvão Souza do coletivo do Auto da Boa Vista, também foi mediadora e quando fez o uso da palavra, falou sobre participação política para a juventude,destacando a importância dos jovens e adolescentes estarem participando ativamente dos processos de discussão, em que os mesmos são maior parte interessada nessas tais discussões, como por exemplo, a redução da menor idade penal de 18 para 16 anos de idade , vale ressaltar que quem conhece melhor sua realidade são os propios jovens, portanto nada mais justos do que os mesmos estarem discutindo sobre si mesmo e encaminhando resoluções que possivelmente irão lhes favorecer como indivíduos com direito adquiridos de fato.
Para a adolescente Luana Stefany mediadora da mesa de trabalhos, jovem do coletivo do João de Deus,quando perguntada o que achou da conferência,e principalmente da participação dos jovens como agentes realizadores, ela nos relatou o seguinte. ”Essa conferência foi uma conferência diferente de todas as outras das quais já participei, tenho a participação do jovem como um grande destaque, nesse a juventude pode de fato expor seu ideais,foi uma oportunidade impar em nossas vidas, pra mim principalmente ,está lá na frente falando pra pessoas de mesma idade que a minha,isso foi uma experiência que só me dará mais ânimo pra continuar sendo uma pessoa que ainda acredita na juventude,eu sou parte dela ,e pra ela mudar eu também tenho que dar minha colaboração”.
Stefany ainda complementou declarando a importância da participação do palestrante Josemar Martins (Pinzoh) professor da UNEB-Universidade do Estado da Bahia, que falou sobre juventude, o que Luana deu destaque foi quando Pinzoh falou do tipo de musica que a juventude houve hoje, mas para Luana isso é o resultado de um sistema no qual a juventude tem poucas oportunidades,quando entenderem e perceberem nosso potencial e dar oportunidades para mais jovens serem atendidos por programas como o Projovem, essa realidade começará a mudar ,mesmo que gradativamente,disso tenho certeza ,concluiu a jovem Luana Stefany.
Junior Barbosa
segunda-feira, 22 de junho de 2009
OUVINDO A COMUNIDADE.
Naldinho fez o uso da palavra na abertura da reunião,falou da importância do Quidé ser uma das comunidades contemplada com o Saneamento Básico , ressaltou que a excursão das obras que já começaram trará alguns problemas que são normais em qualquer obra de infra-estrutura, mas esses pequenos problemas podem ser sanados com uma maior agilidade quando os moradores comunicam a empresa responsável,que no é a COESA aqui em Juazeiro.
Quando a palavra foi franqueada para que os moradores expusessem suas opiniões sobre os atuais problemas e as possíveis soluções ,diversas perguntas foram direcionadas ao secretario Flavio Luiz, que comprometeu-se com a comunidade em executar tudo que esta no planejamento e trazer dentro de um mês as soluções dos pequenos problemas que foram levantados pelos moradores.
Júnior Barbosa
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Jogando com o Mestre
Os enxadristas Ademilson, David e Jaqueline representaram o NAEND’Á - Núcleo de Arte Educação Nego D’Água,no sábado dia 23 de maio da Simultânea Tropical de xadrez com o Mestre Luizmar Brito,essa simultânea aconteceu no Hotel Palace Tropical que fica localizado na avenida Adolfo Viana, Bairro Lomanto Junior, aqui em juazeiro.
O desafio inicio-se às 9:00 horas da manhã e terminou depois das 13:30,durante todo esse tempo Luizmar jogou com todos os participantes ao mesmo tempo, passando de mesa em mesa.Entre todos enxadristas somente o presidente da CBX- Confederação brasileira de Xadrez , conseguiu a vitória por cheque mate sobre Brito .Para os demais participantes não teve nada mais gratificante do que a ótima oportunidade de aprender novas jogadas com Luizmar, o importante não foi o resultado da partida porque afinal de contas todos ganharam uma vasta experiência para as próximas competições que os mesmos vierem a participar futuramente.
Júnior Barbosa
terça-feira, 26 de maio de 2009
Criação do Fórum Permanente
Sandra Mara ,uma das pessoas que faz parte da coordenação da empresa VIA PRESS , apresentou a todos representantes das entidades presentes a proposta de criação de um fórum permanente com as ONG’s- Organizações Não Governamentais, para que esse fórum seja aproveitado como um espaço de discussão, articulação,cooperação e planejamento dentro do próprio fórum ,para resolver os impactos decorrentes no processo de excussão das obras do Saneamento Básico.
Ficou marcada para o próximo dia 4 de junho ,quinta-feira, uma outra reunião no mesmo espaço as 19:00 horas para discutir e apresentar as propostas que farão parte do plano de atuação do fórum após ser formado e implantado.
Júnior Barbosa
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Aconteceu dia 18 de maio na casa de apoio Messa e Amor, no bairro Cajueiro aqui em Juazeiro uma reunião para discutir o dia Nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Desta reunião participaram vários membros da sociedade civil e do governo municipal.
Maria José Alves, secretária da SEDIS - Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social da prefeitura municipal de Juazeiro, quando fez o uso da palavra destacou a necessidade de um esforço conjunto dos órgãos que prestam serviços públicos e dos próprios cidadãos de bem em denunciar qualquer tipo de abuso por quem quer que seja , e também enfatizou a importância das ONGs- Organizações Não Governamentais, como o IDESAB- Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental e NAEND’A- Núcleo de Arte Educação Nego D’Água de que realizam um trabalho de muita relevância com crianças e adolescentes, respectivamente nos bairros São Geraldo e Quidé em Juazeiro .Maria José encerrou sua participação informando que tem um projeto a ser realizado em Juazeiro, trata-se da pena alternativa tanto para os jovens infratores como também para quem cometa qualquer tipo de abuso para com os mesmos,esse tipo de pena será uma tentativa de ressocialização,porque não adianta encher presídios, cadeias e FEBEM, quem entra lá quando sai tornam-se mais venerável a praticar delitos ,porque pra sociedade preconceituosa ele continua sendo julgado como bandido mesmo após cumprir a pena,e as oportunidades que já são poucas pra quem não tem o nome “sujo” na praça praticamente são extintas para esses excluídos socialmente.
Todas as instituições presentes tiveram a oportunidade de relatar suas atuações em favor da comunidade na qual realizam suas atividades,por sinal com muitas dificuldades.No final dessa reunião os representantes das respectivas instituições assinaram um termo de participação e compromisso, no qual dispuseram-se em colaborar diretamente na construção da rede para que a mesma funcione ativamente para atender principalmente as crianças e adolescente do município de Juazeiro que estão em situação de risco.o NAEND’A como já realiza esse tipo de trabalho colocou-se a disposição para executar projetos Artístico-Culturais,porque vê a arte como um instrumento de transformação sócio-cultural .
Júnior Barbosa
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Novos tempos, Novo CECA.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
CANDOMBLÉ, NEGRO E MARGINALIZAÇÃO.
Como diz Michel Foucault em A Ordem do Discurso (1996, p. 8-9), em todas as sociedades existem procedimentos de controle dos discursos que são proferidos, sendo alguns deles excluídos através da interdição. Não podemos desta forma, dizer tudo e em qualquer circunstância. Foram estes procedimentos, de exclusão e interdição, a que submeteram os povos negros; africanos capturados, traficados e escravizados de forma brutal; forçados a compor uma nova estrutura social em um território longínquo; anulados em todas as suas particularidades e potencialidades pela historiografia elitista; tidos como seres dóceis que aceitavam mansamente a condição de escravo sem nenhuma forma de resistência.Este discurso se proliferou até os dias atuais e se materializa na situação de exclusão social, econômica, cultural e religiosa do povo afro-descendente no Brasil. E é nesta condição de exclusão e marginalização que o Candomblé se encontra inserido, ficando evidente ao darmos um simples passeio nas zonas periféricas da cidade de Juazeiro - BA.Porém, mesmo a população negra tendo sido jogada no submundo dos subúrbios brasileiros, ela não se isentou de suas contribuições para formação da identidade brasileira.Trabalhando no eito, no engenho, na mina ou na cidade, homens e mulheres bantos [negros] foram deixando sua marca no comportamento, no fazer, no falar e no ser brasileiro. Marca tão profunda que hoje nem se sabe da sua origem africana, pois é vista e sentida como parte constitutiva do que somos [...] (SANT’ANA, 2003, p.2)Essas contribuições vêm sendo negadas, resumidas em elementos ínfimos tal como pratos alimentícios e vestuários, deixando de lado as contribuições intelectuais, comportamentais e religiosas do continente africano na formação da identidade brasileira. Sendo assim o candomblé foi subjugado e inferiorizado, não sendo nem ao menos reconhecido como religião. Todavia, o candomblé representa uma das maiores e mais profundas marcas do povo afro-descendente na formação imagética da sociedade brasileira
Postado por Antonio às 16:35 0 comentários
Marcadores: Antonio Carvalho
As relações de gênero, assim como todas as opressões geradas por elas, são indissociáveis do movimento histórico. Porém a história do Feminino esteve por muito tempo sob o véu do patriarcalismo, a mulher desta forma teve negado o seu direito à história. Direito a produzir cientificamente história e o de ser uma sujeita histórica.
À mulher foram assim legadas as funções primarias e não deliberativa da sociedade, foi destinada a ocupar o espaço do privado, criaram-se desta forma o estereotipo da mãe afável, da rainha do lar. Quando a mulher ousou transcender o privado alcançando o espaço público, este pertencimento exclusivo do homem, recebeu mais um estereotipo, o da mulher vulgar, indigna.
Com tudo hoje passamos por um novo momento historico, onde a mulher começa a ocupar alguns espaços deliberativos. Porém, o MOMENTO DE LUTA não se da por satisfeito e convida todas as compalheiras e compalheiros de luta, para dicutirmos a temática nas escolas, nas universidades, nos lares, no trabalho e em todos os espaços que frequentemos.
MOMENTO DE LUTA pela igualdade dos gêneros!!!!!!
Postado por Antonio às 10:05 0 comentários
Marcadores: Antonio Carvalho
NAENDA NA LUTA
O grande mestre Paulo Freire apregoa, em sua Pedagogia Libertária e Autônoma, que o ato de educar exige estética, beleza e respeito aos conhecimentos previamente adquiridos pelos educandos; além de enfatizar que educar é revolucionar a realidade de marginalização em que a maioria da população se encontra. Por tanto, a Arte-educação se mostra um grade instrumento pedagógico para o despertar crítico dos subjugados desta sociedade mercadológica e excludente, e assim também para sua transformação sociocultural. Por tanto os trabalhos de arte-educação desenvolvidos pelo NAENDA(Núcleo de Arte-Educação Nego D'água), localizado no bairro Quidé em Juazeiro-BA, vem contribuindo muito para mudança socio-educacional da comunidade onde ele está eserido.Hoje esse Núcleo passa por dificuldades financeiras e ainda não pode dar inicio a suas atividades anuais em sua sede(casa da cultura Jordélio de Souza). Mesmo assim o grupo gestor não para e esta desenvolvendo uma série de atividades extra muros em parcerias com outras instituições.
Postado por Antonio às 09:49 0 comentários
sexta-feira, 8 de maio de 2009
II Conferência Regional de promoção da Iguladade Racial.
Yoná Pereira delegada representando o NAENDA,quando fez o uso da palavra destacou a realidade do negro na sociedade juazeirense , enfatizando o desconhecimento do negro da sua luta e de sua propia historia ,também falou da falta de comunicação dos movimentos que resitem e defendem os menos favorecidos ,complementou dizendo que tem que haver uma união desses movimentos para que nossas revindicações sejam concretizadas.
Os conferencistas Gorje e Gerônimo,ambos representantes de movimentos negro , nas suas participações destacaram a necessidade de se aprovar o Conselho de Promoçãoda igualdade Racial ,para que atraves do mesmo possamos angariar recursos capazes de comerçamos a diminuir a desigualdade social que ainda se perpetua em nossa sociedade,apesar dos avanços dos ultimos anos .No momento das discuções em grupos foram debatidos assuntos de ordem:econômica ,educacional,segurança pública,religiões de matriz africana ,comunidades quilombolas,cidadania,direitos humanos e saúde,apartir daí foram detectados problemas e encaminhadas propostas que foram aprovadas pela plenária e serão apresentadas na conferência Estadual que irá acontecer de26 a 29 deste mês em Salvador.Juazeiro será representada por 5 delegados sendo Marly Carvalho e Marcio Ângelo sociedade civil e Yoná Pereira,Elsom Campos e Erinaldo Alves